Dados do Trabalho


Título

“SEMI-ALCAPA” – ORIGEM ANÔMALA DE ARTÉRIA DESCENDENTE ANTERIOR EM PACIENTE IDOSO PORTADOR DE CARDIOPATIA ESTRUTURAL: RELATO DE CASO

Resumo

INTRODUÇÃO: A semi-ALCAPA, variação da síndrome ALCAPA (Anomalous Origin of the Left Coronary Artery from the Pulmonary Artery), é uma cardiopatia congênita rara em que um dos vasos originados do tronco da artéria coronária esquerda (TCE), neste caso a artéria descendente anterior (ADA), passa a ter origem da artéria pulmonar (AP). Possui alta mortalidade no primeiro ano de vida e apenas 10% sobrevivem até a idade adulta. Neste relato, destaca-se a dupla origem da ADA, além de uma cardiopatia estrutural bivalvar e comunicação interventricular (CIV) subaórtica em um paciente idoso — ainda mais raro.

DESCRIÇÃO: Paciente, masculino, 64 anos, portador de hipertensão arterial e ex-fumante. Apresentou dispneia e angina aos médios esforços, com piora progressiva. Solicitou-se um ecocardiograma transtorácico que evidenciou fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 55% com dilatação e hipertrofia excêntrica, além de insuficiências aórtica e mitral. Por isso, o paciente foi encaminhado para um serviço de referência e realizou uma cineangiocoronariografia para estratificação coronariana, o que revelou dupla origem da ADA, sendo o terço proximal originado do TCE e os terços médio/distal originados da AP. Uma angiotomografia foi solicitada para confirmar os achados, identificando uma circulação colateral da coronária direta. Fez-se uma ressonância cardíaca e repetiu o ecocardiograma, constatando hipertensão pulmonar, dilatação aórtica e disfunção diastólica do ventrículo esquerdo. Montou-se um “Heart Team” que decidiu por intervenção cirúrgica de troca valvar, reconstrução aórtica e correção da semi-ALCAPA com enxerto da artéria mamária interna esquerda para a ADA e ligadura da comunicação entre ADA e AP. No intraoperatório viu-se uma CIV subaórtica no seio coronariano, levando à realização de uma ventriculosseptoplastia não planejada. A cirurgia foi um sucesso, constatado por ecocardiogramas de seguimento, e o paciente evoluiu com resolução dos sintomas prévios.

CONCLUSÃO: A semi-ALCAPA é uma condição rara, especialmente em pacientes idosos. Este caso foi ainda mais raro por conta da cardiopatia estrutural valvar e do achado intraoperatório da CIV subaórtica. Assim, destaca-se a importância da correlação entre as patologias, além da implementação teórica sobre o tema para promover um diagnóstico precoce. O caso foi complexo, mas optou-se por tratamento cirúrgico após discussões e exames, resultando em um desfecho favorável que melhorou a qualidade de vida do paciente.

Palavras Chave

ALCAPA; Artéria Descendente Anterior com Dupla Origem; Anomalia Coronariana

Arquivos

Área

CIRURGIA CARDIOVASCULAR

Categoria

Iniciação Científica

Autores

SARAH LUZ SANTOS, MARCOS VINÍCIUS LOBO MILHOR