Dados do Trabalho


Título

Primeiras experiências clínicas com inclisiran em um ambiente do mundo real no Brasil

Resumo

Antecedentes e objetivo
Inclisiran é o primeiro inibidor de proproteína convertase subtilisina kexina tipo 9 (PCSK9) de RNA de interferência pequeno (siRNA) de sua classe. Em ensaios clínicos, o inclisiran mostrou uma redução eficaz e sustentada do colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (LDL-C) de aproximadamente 50%. Como os dados em ambiente clínico são escassos, nosso objetivo é investigar a eficácia e segurança na prática clínica.

Métodos
Descrevemos registro de pacientes consecutivos que iniciaram o tratamento com inclisiran em uma clínica de medicina interna e cardiologia. Os pacientes foram incluídos se iniciaram o tratamento com inclisiran. Os níveis de LDL-C foram medidos aos 3 e 9 meses após o início do tratamento com inclisiran. A mudança mediana nos níveis de LDL-C foi calculada em nível individual e de grupo.

Resultados
Analisamos 12 pacientes (8 homens, 4 mulheres), com idade média de 61 anos [variando de 48 a 88 anos]. Desses, 12 pacientes tiveram tanto uma visita de 3 meses quanto de 9 meses. Aos 3 meses, os pacientes que começaram recentemente com inclisiran apresentaram uma diminuição do LDL-C de 26% [-41;-26] %. Os pacientes que usaram estatinas e ezetimiba como co-medicação (n = 6) tiveram uma diminuição mediana do LDL-C maior em comparação com aqueles sem uso de estatina (n = 4; 47% vs 34%). Os efeitos adversos associados ao inclisiran foram leves e consistiram em reações leves no local da injeção. A eficácia foi ligeiramente menor, enquanto os resultados de segurança foram semelhantes aos 9 meses.

Conclusão
Nossa experiência inicial com inclisiran em um ambiente clínico mostrou uma redução nos níveis de LDL-C quando comparamos com os ensaios clínicos e com perfil de segurança semelhante.

Palavras Chave

hipercolesterolemia

Área

DISLIPIDEMIA

Categoria

Pesquisador

Autores

SERGIO SERGIO TIMERMAN