Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS NO ESTADO DA BAHIA ENTRE O PERÍODO DE 2016 A 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: A doença de Chagas (DC) é uma patologia relacionada a áreas tropicais e marginalizadas. Normalmente, a DC é marcada pela inflamação e remodelamento do tecido cardíaco. A infecção ocorre devido a ação do protozoário Trypanosoma cruzi, de modo que, a transmissão ocorre substancialmente em áreas endêmicas. Nesse cenário, o estado da Bahia apresenta essa doença como problema do setor da saúde, em que fatores dinâmicos do território influenciam diretamente nos índices de mortalidade.

OBJETIVO: Reconhecer aspectos epidemiológicos da doença de Chagas na Bahia no período de 2016 a 2022.

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo que utilizou dados disponíveis no SINAN/DATASUS, por meio da avaliação de aspectos de sexo, faixa etária, raça e escolaridade.

RESULTADO: No período de 2016 a 2022 houve a notificação de 4162 óbitos de etiologia chagásica na Bahia. A análise de dados demonstrou que os baianos do sexo masculino foram os maiores acometidos com 56,6%, enquanto o sexo feminino apresentou a taxa de 43,4% dentre os óbitos. Ademais, a faixa etária de maior predominância ocorreu entre 70-79 anos, com o registro de 1100 óbitos no período observado. Quanto a raça, o estudo dos dados demonstraram um cenário de mortalidade maior entre os indivíduos pardos e pretos, sendo representado por 82,12% dentre o número total de óbitos por doença de Chagas. Por fim, torna-se importante destacar que os indivíduos com nenhuma escolaridade ou com 1 a 3 anos de escolaridade tiveram maior predominância dentre os pacientes acometidos pela doença que evoluíram a óbito, com o valor total de 2381 mortes.

CONCLUSÃO: O presente trabalho elucida a alta taxa de mortalidade em decorrência da doença de Chagas, de modo que, é evidente uma relação entre os condicionantes sociais e o alto índice de óbitos, haja vista que os indivíduos inseridos em um contexto de maior vulnerabilidade apresentam o desfecho grave e irreversível da doença.

Palavras Chave

Doença de Chagas; mortalidade; Bahia.

Área

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA / CARDIOMIOPATIA/ TRANSPLANTE

Categoria

Iniciação Científica

Autores

SARAH CECÍLIA ALVES DE SOUSA SANTOS, VINICIUS SOUZA GAMA ROCHA, EDILSON DA PAZ LIRA JÚNIOR , MARIA EMÍLIA DOS SANTOS PEREIRA, JONATAS CÉSAR MATOS DE OLIVEIRA, JULLIA MOTA OLIVEIRA, LUIS HENRIQUE SOUZA GADEA, GISLAINE DE SENA MARTINS , VALBER SILVA DOS SANTOS, IGOR DE SOUZA NASCIMENTO