Dados do Trabalho


Título

Correção percutânea de vazamento paravalvar mitral com dispositivos oclusores, guiado por ecocardiograma transesofágico: Relato de caso.

Resumo

Introdução: Os vazamentos após o implante de valvas protéticas são complicações que ocorrem em 2,5 a 5% dos pacientes submetidos à cirúrgica de troca valvar. Os vazamentos paravalvares ocorrem como resultado da deiscência de sutura da prótese com o anel valvar e variam em tamanho e localização. O quadro clínico clássico das pequenas regurgitações exibe com frequência o achado de hemólise, enquanto regurgitações maiores tendem a alterações hemodinâmicas e insuficiência cardíaca. Usualmente, o tratamento cirúrgico é considerado a primeira opção para pacientes sintomáticos. Entretanto, em 1992, foi proposto tratamento alternativo de oclusão por via percutânea, sendo considerado em pacientes com alto risco ao tratamento cirúrgico.
Descrição do caso: Paciente do sexo masculino, 67 anos, previamente hipertenso, com história de dupla lesão valvar mitral reumática, submetido à troca valvar mitral (bioprótese), complicada por endocardite infecciosa de prótese e necessidade de retroca valvar no intervalo de um ano (2019). Durante o seguimento clínico, evoluiu com sinais de insuficiência cardíaca (dispneia aos moderados esforços e edema de membros inferiores), além de anemia hemolítica, cuja investigação identificou vazamento paravalvar mitral significativo. Considerando o alto risco de um novo procedimento cirúrgico, optou-se pelo tratamento percutâneo. A abordagem ocorreu através da via femoral direita, punção do septo interatrial e implante de quatro próteses AmplatzerTM Vascular Plug II, guiado por ecocardiograma transesofágico, realizado com sucesso, sem intercorrências. Desde então, segue assintomático, com boa evolução clínica e ecocardiográfica.
Conclusão: Em portadores de prótese valvar mitral que evoluem com vazamento paravalvar sintomático, a abordagem percutânea é uma alternativa segura e eficaz , diante do alto risco de nova troca valvar. A escolha do melhor tratamento deve ser individualizada, mediante ampla discussão com o “heart team”.

Palavras Chave

Vazamento Paravalvar; Percutânea; Prótese valvar

Área

CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Categoria

Iniciação Científica

Autores

CAMILA VASQUEZ BARROS, LUANA AFONSO DO AMARAL , SIDNEY MUNHOZ JÚNIOR , NATALIA REGINA METELLO ALÉCIO DIEHL, RENATA SANTOS LOPES TEIXEIRA DE LIMA, LOUISE SAHIONE BITTENCOURT, PAULO RUIZ LÚCIO DE LIMA, GUSTAVO HENRIQUE CAVALCA OLAVARRIA DE PINHO , RAMON CAROLINA DE OLIVEIRA SANTOS, THIAGO SCHUMANN MUNHOZ, SAMIR YOSHIO MATSUMOTO BISSI, DANIEL BOUCHABKI DE ALMEIDA DIEHL