Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS EM TÉCNICAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR EXTRA-HOSPITALAR ANTES E APÓS CAPACITAÇÃO. IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO.
Resumo
A Parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento súbito, dramático, com elevada mortalidade, podendo ser revertida em caso de socorro imediato com técnicas corretas de reanimação cardiopulmonar (RCP). A maioria das PCR em adultos fora do hospital é de origem cardíaca, com ritmo inicial de fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular em 80% dos casos. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas são vítimas de PCR por ano, sendo que 50% ocorrem em ambientes extra-hospitalares. O suporte básico a vida, composto pelos três primeiros elos da cadeia de sobrevivência (ECS) da American Heart Association é o fator de maior impacto para a sobrevida e alta hospitalar sem danos neurológicos após uma PCR. O suporte avançado a vida, com exceção da desfibrilação é considerado secundário como medida efetiva para o retorno da circulação espontânea e alta hospitalar. Objetivo: avaliar o conhecimento e capacitar universitários que não estejam cursando medicina, sobre o reconhecimento da PCR e aplicação das técnicas de RCP em ambiente extra-hospitalar. Estudo experimental, longitudinal, em alunos dos cursos de Educação física (EF) e Psicologia (P), entre setembro de 2022 a maio de 2023, com aplicação de questionário pré-teste, capacitação em PCR e RCP com teoria e prática em manequim e pós-teste. O grupo de ministrantes foi o mesmo durante todas as capacitações, seguindo o mesmo padrão. Os resultados formam comparados utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson ou o teste Exato de Fisher, com margem de erro para significância de 5%. Resultados: Foram estudados 302 alunos sendo 104 do curso de EF e 198 de P. A comparação entre grupos mostrou que, no pré-teste, mais alunos de EF, havia feito cursos anteriores, assim como, conheciam mais o 1º e 2º ECS de forma significativa (p=0,035; p=0,047) respectivamente, após a capacitação houve ganho significativo de conhecimento sem diferença entre os grupos. A maioria em cada grupo sabia, no pré-teste, o que é um desfibrilador automático externo, porém a minoria sabia manuseá-lo (21% EF e 11,5% P). Após a capacitação houve ganho significativo e similar de conhecimento com 99% de acerto em ambos os grupos. O maior conhecimento prévio dos alunos de EF, pode ser explicado por experiencias em cursos anteriores. A capacitação teórica pratica, aumentou de forma significativa o conhecimento sobre o suporte básico a vida na PCR extra-hospitalar no público estudado.
Palavras Chave
Parada Cardíaca Extra-Hospitalar; Ressuscitação Cardiopulmonar; Suporte Básico a Vida.
Arquivos
Área
EDUCAÇÃO EM CARDIOLOGIA
Categoria
Iniciação Científica
Autores
MARCOS ANTÔNIO CARDOSO DOS SANTOS, PEDRO AUGUSTO SALDANHA DOS SANTOS, LAIS DE SOUZA RODRIGUES, MARCO AURELIO DOS SANTOS SILVA, EDUARDO TAVERES LIMA TRAJANO, IVANA PICONE BORGES ARAGÃO