Dados do Trabalho


Título

BLOQUEIO DE RAMO MASCARADO E RISCO DE MORTE SÚBITA: UM RELATO DE CASO

Resumo

INTRODUÇÃO:
O bloqueio de ramo mascarado (BRM) é uma anomalia rara de condução cardíaca caracterizada no eletrocardiograma por bloqueio de ramo direito (BRD) nas derivações precoridiais e bloqueio de ramo esquerdo nas derivações frontais.

DESCRIÇÃO DO CASO:

Paciente, 71 anos, sexo masculino, admitido ao ambulatório de Cardiologia para investigação de insuficiência cardíaca. Apresentava-se com dispnéia grau 3 do mMRC. Ao eletrocardiograma, apresentava padrão de BRM. Em ecocardiograma transtorácico prévio, apresentava disfunção sistólica do ventrículo esquerdo (VE), hipocinesia difusa, hipertrofia miocárdica excêntrica do VE e fração de ejeção do VE de 34% Ao Holter de 24 horas, apresentava ectopias atriais e ventriculares frequentes compatível com taquicardia ventricular não sustentada. À ressonância magnética cardíaca: captação de contraste mesocárdica extensa, acometendo de forma circular os segmentos basais, mediais e região ínfero apical. Estratificado em alto grau quanto ao risco de morte súbita devido ao realce tardio de gadolínio em ressonância e fração de ejeção do VE < 35%. Ao estudo eletrofisiológico, indução de taquicardia ventricular sustentada com instabilidade hemodinâmica e necessidade de desfibrilação. Indicou-se o implante de um cardiodesfibrilador multissítio, devido ao QRS alargado e presença de bloqueio trifascicular com elevada chance de evolução para bloqueio atrioventricular total. Realizado teste molecular de transtirretina com resultado negativo para esse gene, porém foi identificado uma variante de significado incerto, c.472_474del (p.Glu158del), em heterozigose no gene DES.

CONCLUSÕES:
O BRM é um padrão eletrocardiográfico raro e subdiagnosticado. As evidências atuais apontam que o bloqueio de ramo mascarado está associado a um prognóstico reservado e a gênese deste sinal permanece desconhecida e incerta na literatura. O relato acima corrobora a teoria de que o BRM seria decorrente de uma associação de um bloqueio de ramo direito e um bloqueio divisional anterossuperior esquerdo, em que alterações difusas do VE, como fibrose, retardariam a ativação do VE e anularia a onda S em derivações periféricas.

Palavras Chave

Bloqueio de ramo mascarado; Morte Súbita; cardiodesfibrilador implantável

Arquivos

Área

ARRITMIAS CARDÍACAS/ ELETROFISIOLOGIA/ ELETROCARDIOGRAFIA

Categoria

Jovem Pesquisador

Autores

ARTUR TOSATTI SANTOS RANGEL, PEDRO LAWALL DE CARVALHO, LEONARDO RODRIGO CASTILHO, FABRÍCIO JÚNIO MENDES SANTOS, BERNARDO AUGUSTO ANDRADE LIMA