Dados do Trabalho


Título

Biomarcador vs Escore Clínico para Predizer Desfecho Hospitalar em Pacientes Internados por Insuficiência Cardíaca Descompensada

Resumo

Introdução: Apesar dos avanços no tratamento, pacientes internados por insuficiência cardíaca descompensada ainda apresentam altas taxas de mortalidade. Existe uma necessidade real de um indicador prognóstico simples e acessível nessa população, para que os tratamentos possam ser melhor direcionados. Os peptídeos natriuréticos demonstraram ser poderosos marcadores prognósticos nesse cenário, contudo podem não estar disponíveis no contexto do sistema único de saúde e nunca foram comparados efetivamente contra um escore clínico.
Métodos: Estudo de coorte prospectivo com pacientes admitidos na emergência de um hospital terciário por insuficiência cardíaca descompensada. O nível de NT-proBNP e a escala de Boston foram avaliados ainda na unidade de emergência, assim como dados demográficos e ecocardiográfico. A escala de Boston avalia sinais e sintomas congestivos em três domínios: história clínica, exame físico e radiografia de tórax com pontuação máxima de 12 pontos. O desfecho primário combinado foi mortalidade ou reinternação em 30 dias. A área sob a curva ROC (estatística c) foi calculada para fornecer uma medida da força discriminativa prognóstica.
Resultados: Foram incluídos 203 pacientes, sendo 105 (51,7%) do sexo feminino, idade média de 78,5 (+- 14,3), sendo 86 (42,4%) portadores de IC com FE reduzida, 21 (10,3%) IC com FE levemente reduzida e 96 (47,3%) IC com FE preservada. O perfil hemodinâmico de descompensação foi B em 196 (96,6%) e C em 7 (3,5%). O desfecho primário ocorreu em 30 (14,8%) dos pacientes. A estatística c do valor do NT-proBNP na admissão para predizer o desfecho primário foi de 0,64 (IC: 0,54 – 0,74), p=0,019; enquanto do escore clínico de Boston foi de 0,64 (IC: 0,53 – 0,74), p=0,017. A capacidade de predizer um tempo de internação prolongado foi de 0,62 (IC: 0,54 – 0,70), p=0,009 e 0,61 (IC: 0,53 – 0,74), p=0,007, para o NT-proBNP e escala de Boston, respectivamente.
Conclusão: Em pacientes admitidos na unidade de emergência por insuficiência cardíaca descompensada, a avaliação clínica dos sintomas congestivos através da escala de Boston teve força discriminativa prognóstica semelhante ao biomarcador NT-proBNP. Por tratar-se de uma ferramenta de fácil aplicação e disponibilidade, pode ser amplamente utilizada nesse cenário.

Palavras Chave

NT-proBNP; Escala de Boston

Área

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA / CARDIOMIOPATIA/ TRANSPLANTE

Categoria

Iniciação Científica

Autores

RODRIGO MOREL VIEIRA DE MELO, RAISA MAINARTE FRANCO BARROS, NATÁLIA DUARTE BARROSO , TAINÁ TEIXEIRA VIANA, RAFAEL FELIPE COELHO DE SIQUEIRA , DJAINE HAILA SILVA ROCHA, JÚLIA XAVIER OLIVEIRA , JOÃO PEDRO FERNANDES GONÇALVES , LUIZ PAULO OLIVEIRA MARTINS