Dados do Trabalho


Título

Fechamento percutâneo de CIA multi fenestrada, com dupla prótese em liberação simultânea, em paciente com pós operatório tardio de cirurgia minimamente invasiva para correção de CIA prévia.

Resumo

Introdução: Os defeitos do septo atrial representam 7 a 10% das anomalias cardíacas congênitas. Existem três tipos anatômicos de defeito do septo atrial (DSA) ou comunicação interatrial (CIA): ostium secundum (OS 70% dos casos), ostium primum (15 a 20% dos casos) e defeito do seio venoso (5 a 10% dos casos). Raramente os DSA são multi fenestrados especialmente após cirurgia de reconstrução do SIA com pericárdico bovino.Objetivo: Relatar um caso de oclusão de septo interatrial multi fenestrado em PO tardio de correção de CIA com dupla prótese de FOP liberadas simultaneamente. Relato de caso: Mulher, 75 anos, NYHA II com relato de reconstrução do SIA com patch pericárdico há 8 anos, recidivando há 1 ano os sintomas de fadiga e dispnéia aos esforços. ETE com 4 CIAs sendo a maior de 20:9 e demais de 7-8:2-3, com importante shunt E>D com QP/QS de 3,0. Dessa forma, ante a fragilidade de uma re-operação, foi optado pelo tratamento percutâneo com 2 próteses e assim submetida a oclusão das maiores fenestras (com delicada aferição do colo por balão - risco de laceração do septo) com as próteses de FOP Evermend 26 e 14mm embricadas entre si “sanduíche” e liberadas simultaneamente com sucesso. Discussão: A presença de dois ou mais defeitos detectáveis à ETE e distantes entre si são passíveis de abordagem transcateter, uma vez que dois ou mais dispositivos podem ser implantados simultaneamente, com segurança e eficácia já comprovadas. Nessa situação, é importante avaliar individualmente cada um dos defeitos. Defeitos muito pequenos (2 a 3mm) e que estejam a menos de 5mm de distância da maior CIA OS podem ser ocluídos de forma indireta, cobertos pelo disco da prótese nela implantada. No caso de múltiplas pequenas CIA OS (multifenestrada), desde que dispostas em uma região coberta por um diâmetro de 30 a 35mm, podem ser também tratadas de maneira percutânea, por meio do implante de prótese dedicada a esse fim. A prótese escolhida deve ter diâmetro 20 a 30% maiores que o diâmetro basal da CIA. O dispositivo deve ser implantado por meio do orifício mais central, para que seus discos cubram os orifícios circundante. O comportamento das próteses no “patch” é incerto e seu implante desafiador. Conclusão: Em situações de CIA multi fenestrada mesmo em pacientes submetidos a reconstrução do septo inter atrial com “patch”, o uso de 2 dispositivos oclusores para FOP se mostra uma alternativa ousada e eficiente como no caso aqui apresentado.

Palavras Chave

Fechamento percutâneo; Dupla protese em liberação simultânea; CIA multi fenestrada

Área

CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Categoria

Pesquisador

Autores

FREDERICO LOPES OLIVEIRA, AUGUSTO PIPOLO, ARTHUR PIPOLO, FLAVIO DE OLIVEIRA BORGES, ALLEX CAVALLINI MACCORIN, PAULO WERNER BICALHO NEGRI, ELISA BARROSO FRATTINI RAMOS, LIZZI NALDI RUIZ , UDELSON ALVES GEMHA