Dados do Trabalho


Título

Multimodalidades no ensino da Semiologia Cardiovascular

Resumo

Introdução :A Semiologia Cardiovascular é uma disciplina de treinamento do exame físico à beira do leito.
Objetivos: gravas sons cardíacos com estetoscópio digital e criar vídeos que demonstrem os diferentes passos do exame físico, para facilitar o aprendizado discente na disciplina de Semiologia Cardiovascular. Métodos: Os monitores da disciplina de Semiologia Médica foram treinados na realização do exame físico cardiovascular nas atividades práticas presenciais por docentes orientadores. Após o aprendizado do monitor, foram gravados sons de ausculta cardíaca e vídeos com manobras semiológicas, em equipamentos próprios de câmera e editados em um editor de vídeos. Os vídeos são objetivos, com duração de aproximadamente 5 a 10 min, com a demonstração das técnicas do exame do precórdio e sistema arterial e venoso. O conteúdo produzido foi disponibilizado no site da disciplina e no canal do Youtube (Semioteca) e Instagram com acesso livre. Ao final do semestre. os discentes preencheram um questionário avaliando a qualidade e a importância da Semioteca em seu aprendizado.
Resultado: Na avaliação dos discentes, a experiência com a Semioteca foi eficaz para a superação e aprimoramento do ensino durante a pandemia. Na avaliação qualitativa, 67,7% dos discentes pontuaram com nota ≥ 7, (25,4% nota 10) o site da disciplina. A qualidade dos sons cardíacos vídeos e imagens disponibilizados no site e Youtube, recebeu nota ≥ 7 por 74,6 % e nota 10 por 33,8 % dos discentes. O vídeo de exame físico cardiovascular apresentou 630 visualizações sendo o vídeo com maior número de visualizações. Além disso, 91,5% dos discentes acreditam que outras disciplinas também deveriam usar mídias digitais no ensino, demonstrando o impacto positivo e transformador destas práticas, audiovisuais principalmente.
Conclusão: A modernização da estrutura de ensino com à mídia digital pode favorecer o aprendizado da Semiologia Cardiovascular.

Palavras Chave

ausculta cardíaca; educação médica; semiologia cardiovascular

Arquivos

Área

EDUCAÇÃO EM CARDIOLOGIA

Categoria

Pesquisador

Autores

MÁRCIA MARIA SALES SANTOS, Sávio Dantas Soares de Castro , ANTONIO JOSE LAGOEIRO JORGE, MARIA AUXILADORA NOGUEIRA SAAD, JOSE ANTONIO CALDAS TEIXEIRA, CRISTINA A PANTALEÃO FONTES, PATRYCK MACHADO CIBIN, JENNY HELENA SARAIVA DA SILVA LEE, CAIO FANARA, CICERO LUCIANO MARTINS DA JUNIOR, MARIANA SOPHIA SANTOS ALMEIDA, ANA LUISA MARQUES TAVARES