Dados do Trabalho


Título

PRINCIPAIS CAUSAS DE ATENDIMENTO CARDIOVASCULAR NO DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA EM MAIS DE 1.600.000 PACIENTES: UMA COMPARAÇÃO ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM UMA REDE PRIVADA BRASILEIRA

Resumo

INTRODUÇÃO: Dados de emergência são essenciais para planejar recursos em hospitais, mas são limitados na América Latina, especialmente na prática privada. A pandemia de COVID-19 mudou a epidemiologia global. No Brasil, o primeiro caso, em fevereiro de 2020, alterou o sistema de saúde. Uma análise pré e pandêmica é crucial para entender as mudanças, bem como o perfil dos pacientes que procuram serviços de emergência privados por demandas cardiovasculares.

MÉTODOS: Realizamos um estudo retrospectivo com registros médicos de 12 hospitais privados brasileiros. Coletamos dados ao longo de 212 semanas epidemiológicas, sendo 106 antes e 106 após o primeiro caso de COVID-19 no Brasil (26 de fevereiro de 2020). Incluímos pacientes com mais de 14 anos que procuraram atendimento de emergência nesse período, categorizando-os em cem códigos CID e comparando as frequências com testes qui-quadrado (P < 0,05). Além das causas principais de atendimento no geral, selecionamos as 3 principais causas de atendimento cardiovascular.

RESULTADOS: Um total de 1.660.031 atendimentos ocorreram durante o período analisado. Observamos uma diminuição de 5,2% no uso dos departamentos de emergência durante o período da pandemia (P < 0,01). Os três principais CID pré-COVID-19 (145.627 pacientes) não estavam diretamente relacionados entre si e incluíam gastroenterite, lombalgia e dor pélvica abdominal. Por outro lado, durante o período de COVID-19 (282.226 pacientes), os três principais CID estavam diretamente relacionados às infecções por coronavírus e incluíam: 1) COVID-19, vírus não identificado; 2) COVID-19, vírus identificado; e 3) infecção por coronavírus, local não especificado. Dentre as causas de atendimento cardiovascular (tabela 1), dor torácica representou a causa mais comum e totalizou 2,16% dos atendimentos pré e 1,92% dos atendimentos pós início da pandemia (p < 0.0001).

CONCLUSÃO: Os serviços de emergência no Brasil carecem de informações essenciais para alocação de recursos e treinamento de pessoal. Nosso estudo focou nos serviços de urgência de hospitais privados e atendimentos cardiovasculares. Os resultados do primeiro banco de dados abrangente de visitas de emergência na América Latina irão melhorar a tomada de decisões, destacar as principais demandas e aumentar a eficiência do atendimento de emergência em países como o Brasil.

Palavras Chave

Emergência; Sistema cardiovascular; Covid-19

Arquivos

Área

EPIDEMIOLOGIA E POLÍTICAS DE SAÚDE / SAÚDE GLOBAL

Categoria

Iniciação Científica

Autores

MILENA DEL VALLE LACERDA, PEDRO GRABRIEL MELO DE BARROS SILVA, HAMILTON ROCHA JUNIOR, KAREN TEIXEIRA DIAS, LUAN VITOR AGUIAR CORREIA, MARIA CAROLINA XIMENES