Dados do Trabalho
Título
Novos critérios eletrocardiográficos de sobrecarga ventricular esquerda comparados à massa cardíaca em jovens futebolistas
Resumo
Introdução: Na avaliação do eletrocardiograma do atleta, a presença de critérios de voltagem de Sokolov-Lyon (SL) para sobrecarga de ventrículo esquerdo (SVE) é um achado frequente, embora não esteja relacionada com aumento do índice de massa ventricular esquerda (MVEi) ou patologias cardíacas em atletas. Na diretriz brasileira de eletrocardiograma (ECG) de 2022 foram incluídos os critérios de Peguero-Lo-Presti (PLP) que se mostraram mais sensíveis do que os critérios de Cornell e SL para identificar aumento de MVEi, mesmo com especificidades comparáveis.
Objetivos: Avaliar a relação dos critérios de voltagem PLP com achados de aumento de MVEi no ecocardiograma transtorácico em comparação com os critérios de SL em atletas jovens de um time de futebol profissional.
Métodos: Realizou-se um estudo transversal descritivo com 52 atletas masculinos de 16 a 20 anos de um time de futebol de elite de São Paulo. Todos realizaram ECGs para identificar critérios de voltagem SL (soma da amplitude da onda S na derivação V1 com a amplitude da onda R na derivação V5 ou V6 >35 mm) e PLP (soma da amplitude da maior onda S das 12 derivações com a onda S de V4 ≥ 28 mm). Após, foram comparados com a avaliação do ecocardiograma transtorácico para verificar o MVEi.
Resultados: Dos 52 atletas, 33 apresentaram critérios para SVE sendo que 18 tinham PLP e não tinham SL, 2 apresentaram SL e não apresentaram PLP e 13 apresentaram ambos os critérios. A análise ecocardiográfica não mostrou aumento de MVEi ou espessura de parede, independente do critério de voltagem aplicado.
Conclusão: O estudo que validou o uso do critério de voltagem Peguero-Lo-Presti foi um estudo unicêntrico, retrospectivo, com uma amostra relativamente pequena e com uma população com idade média em torno de 60 anos. Não foi descrito a etnia da população. Pelo nosso estudo realizado com atletas jovens não houve relação entre critérios de voltagem, seja por Sokolov-Lyon ou Peguero-Lo-Presti, com aumento de índice de massa ventricular ou espessura de parede. Também não encontramos significância estatística entre critérios de voltagem e etnia preta. Concluímos que em nossa amostragem ambos os critérios de voltagem de sobrecarga ventricular esquerda, isoladamente, não tiveram correlação com aumento de massa ventricular esquerda.
Palavras Chave
SOBRECARGA VENTRICULAR ESQUERDA; CORAÇÃO DE ATLETA; PEGUERO-LO-PRESTI
Arquivos
Área
CARDIOLOGIA DO ESPORTE, EXERCÍCIO, ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR
Categoria
Jovem Pesquisador
Autores
ANA LUISA DE SOUZA CALDAS, RENIER SOARES PIRES, CAMILA CARVALHAIS COSTA, LUIZ PAULO MENDES DOS SANTOS, CAMILA GARCIA PEREIRA, NABIL GHORAYEB, BRUNO BASSANEZE, ALESSANDRA GEISLER DAUD LOPES, AHMAD HASSAN AYOUB, JOAO MANOEL THEOTONIO DOS SANTOS, PEDRO HENRIQUE PEREZ DA COSTA, FERNANDO FERNANDES