Dados do Trabalho
Título
Infarto agudo do miocárdio em paciente com artéria coronária única: relato de caso
Resumo
Introdução: As anomalias de artérias coronárias têm prevalência de cerca de 1,3% na população geral, sendo artéria coronária única 2% a 4% de todas as anomalias coronárias. Artéria coronária única se origina da aorta ascendente, e é responsável pelo suprimento sanguíneo de todo o coração. Essa anomalia normalmente é assintomática e com prognóstico benigno, porém, pode estar associada a defeitos cardíacos, como valvopatias e doenças cardíacas congênitas, e podem ser a causa de isquemia miocárdica e morte súbita.
Descrição do caso: Feminino, 61 anos, hipertensa, diabética tipo 2, tabagista, história familiar negativa. Admitida com quadro de dor torácica tipo A e eletrocardiograma com supradesnivilamento em DIII e AVF, infradesnivelamento em AVL e V2, bloqueio atrioventricular Mobitz II. Iniciado protocolo de síndrome coronariana aguda. Ecocardiograma fração de ejeção preservada e discreta hipocinesia dos segmentos médio e basal ínfero-lateral, basal inferior e basal ínfero-septal. Realizado cineangiocoronariografia com evidência de ausência e coronária direita, tronco de coronária esquerda bifurcado com a descendente anterior (DA) com obstrução grave excêntrica proximal e circunflexa (CX) com oclusão total aguda na porção média. Submetida a implante de stent farmacológico sem intercorrências nas lesões em DA e CX.
Conclusões: Anomalia das artérias coronarianas envolvem alterações na origem, trajeto proximal ou leito distal das coronárias. A artéria coronária única muitas vezes é encontrada como achado ocasional. Alguns sintomas, como morte súbita, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, síncope podem estar presentes nessa anomalia, principalmente em jovens que realizam esforço físico intenso. Nesse relato de caso, o paciente queixou dor torácica típica em repouso associado a sintomas de sudorese, hipotensão e bradicardia. As causas de isquemia em pacientes com ACU pode estar relacionada a placa ateromatosa, a própria anatomia da coronária e o fluxo turbulento no local. A ACU é uma anomalia coronariana rara que pode levar a eventos cardíacos graves, como infarto agudo do miocárdio. O diagnóstico precoce, quando possível, é de grande importância para mudanças nos hábitos de vida para prevenção de ateromatose coronariana que está relacionada a desfecho desfavorável.
Palavras Chave
Infarto do Miocárdio; Anomalia Coronariana; Aterosclerose
Área
DOENÇA CORONÁRIA AGUDA E CRÔNICA / TROMBÓLISE
Categoria
Jovem Pesquisador
Autores
THAYNARA BIANCA CORDEIRO LOPES, GABRIELA MIANA DE MATTOS PAIXÃO, XIMENA ALEJANDRA NAVARRO LACERDA, MARCELO DREY GONÇALVES, VICENTE REZENDE SILVA, CAIO RIBEIRO ALVES ANDRADE, ALEX JUNIOR DE ARAUJO, JEMIMA SANT ANA, PAULO VICTOR MEDINA ROFRIGUES