Dados do Trabalho


Título

Uso do Red Cell Distribution Width (RDW) e sua correlação com Doença Cardiovascular, utilizando o fator idade para a avaliação da severidade em pacientes positivos para COVID19 ênfase em hipertensão arterial

Resumo

Introdução Pacientes positivos para COVID-19, com doenças cardiovasculares(DCV)apresentam maior probabilidade de desenvolver a forma grave da doença, com maior número de hospitalizações e mortalidade. Com base na literatura, DCV, ênfase Hipertensão Arterial(HAS), estão ligadas a valores aumentados dos níveis de RDW. Porém a literatura apresenta-se carente quanto a associação dos valores de RDW, DCV e HAS em pacientes positivos.
Objetivo Avaliar a associaçã de RDW e presença de DCV pacientes com COVID-19. Relacionar o RDW com a Gravidade em pacientes HAS e a influencia da idade no valor de RDW.
Metodologia Os dados foram coletados no banco de dados COVID-19 database (MONTAGNER et al., 2022), 560 pacientes positivos para COVID-19 submetidos ao teste de RDW, divididos de acordo como DCV(- +). De início foi verificado a variáveis a serem estudadas através do teste de Kolmogorov-Smirnov. Os pacientes foram divididos grupos de acordo com a presença e ausência de DCV. Na análise do RDW entre os grupos foi aplicado o teste de Mann-Whitney. Em outra análise, 272 do banco com HAS foram classificados pela gravidade conforme a OMS e divididos em grau de gravidade (leve, moderada e grave) e aplicado o teste de Kruskal-Wallis com post hoc Tukey. Idade e o RDW foram analisados através do teste de correlação de Pearson. As diferenças foram consideradas significativas quando os resultados apresentaram o valor-p<0,05. O software IBM SPSS Versão 25 foi utilizado para a análise estatística dos dados. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética nº 4.390.611
Resultados Há significancia nos valores de RDW(U=15730, p=0,006)entre aqueles que possuem DCV e os que não possuem. O grupo que possui DCV apresenta maior taxa RDW%(Md=13,5)em relação ao que não apresenta DCV(Md= 13,25)
O estudo mostrou uma diferença significativa do RDW% dos pacientes HASp=0,008 em relação aos pacientes 79(leve) (Md=13,5 e IIQ=13,0-14,2);144(moderado)(Md=13,3 e IIQ=12,9-13,8)e49(severos)(Md=13,8 e IIQ=13,5-14,5)(p=0,008).Foi possível ferificar diferença significativa entre os grupos moderado e grave(p=0,006).Na análise entre RDW e idade,(r=0,275; p<0,001)ou seja a idade não influencia nos valores de RDW.
Conclusão Assim o RDW pode ser um bom metodo de avaliação em pacientes COVID-19+ para verificar uma possível DCV subclínica e prever um desfecho negativo da doença em pacientes moderados e graves, indepenente da idade. Além de ser um exame baratono qual não possui interferência da idade.

Palavras Chave

“COVID-19”; RDW; “Doenças cardiovasculares”

Área

COVID-19 E SISTEMA CARDIOVASCULAR

Categoria

Iniciação Científica

Autores

CRÍSSIE DEL'OLMO SOARES BARBIERI, GIANE ENGEL MONTAGNER , BRENDA ZIMMER ROHDE, EDUARDA BEATRIZ PAASCHEN, MARIA CLARA DA SILVA MENA BARRETO, CLANDIO TIMM MARQUES, RAFAEL NOAL MORESCO, ALENCAR KOLINSKI MACHADO, SOLANGE BINOTTO FAGAN, PATRÍCIA GOMES