Dados do Trabalho
Título
Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnivelamento do Segmento ST secudário à Trauma Torácico Fechado: Um Relato de Caso
Resumo
INTRODUÇÃO: O Infarto agudo do Miocárdio relacionado ao trauma torácico fechado é entidade rara, carecendo dados em literatura que descrevam sua real prevalência, porém com elevada morbimortalidade e sem protocolo estruturado para o atendimento. Há dificuldade no diagnóstico desde a apresentação clínica pois a dor torácica nem sempre está presente visto que outros mecanismos do trauma podem reduzir o nível de consciência do paciente. E quando presente geralmente essa dor torácica é subvalorizada e negligenciada, sendo atribuída às lesões da parede torácica e ao trauma em si.
DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente masculino, 41 anos, sem comorbidades prévias conhecidas, levado à Unidade de Emergência após acidente automobilístico, com sinais de trauma torácico fechado. Dá entrada em choque, sonolento, pouco contactuante, pressão arterial de 80x60 mmHg, com sinais de má perfusão tecidual, Frequência Cardíaca (FC) 42 batimentos por minuto e Saturação periférica de oxigênio de 90%. Iniciado protocolo inicial de atendimento do choque com reposição volêmica, iniciada droga vasoativa e considerado protocolo de transfusão maciça pensando-se tratar de choque hemorrágico. Realizado protocolo de Avaliação Focalizada com Sonografia para Trauma (FAST) para pesquisa de sangramentos, assim como Ultrassom Point-Of-Care (POCUS) cardíaco para busca de derrame pericárdico com sinais de tamponamento cardíaco, ambos negativos, sem alterações que justificassem o choque. Em eletrocardiograma evidenciado supradesnivelamento do segmento ST de parede inferior (D2, D3 e aVF) e bloqueio atrioventricular avançado. Durante o período que permaneceu em observação com dúvida diagnóstica sobre a presença de possível Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnivelamento do Segmento ST o paciente evoluiu com episódios de Taquicardia Ventricular Não Sustentada, sendo acionada a equipe da cardiologia e optado por submeter o paciente à Cineangiocoronariografia imediata que demonstrou Oclusão de Artéria Coronária Direita em seu terço proximal.
CONCLUSÕES: Como descrito, o Infarto agudo do Miocárdio secundário ao trauma torácico fechado é uma entidade de difícil identificação e subdiagnosticada. Destaca-se também a dificuldade do manejo visto a possível presença concomitante de outras lesões associadas ao trauma, em um contexto de necessidade de anticoagulação e antiagregação plaquetária, em que muitas vezes essa demora ao diagnóstico e à terapeutica pode deixar sequelas ou até mesmo causar óbito.
Palavras Chave
infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de segmento ST
Arquivos
Área
CARDIOINTENSIVISMO / EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES
Categoria
Jovem Pesquisador
Autores
CARLO BONASSO FILHO, BRUNA AFFONSO MADALOSO, LUIZ GUILHERME CARNEIRO VELLOSO, HUMBERTO FELICIO G FREITAS