Dados do Trabalho


Título

Implicações Prognósticas da Redução do NT-proBNP intra-hospitalar em pacientes internados por Insuficiência Cardíaca Descompensada.

Resumo

Fundamentos: A redução dos valores de peptídeos natriuréticos durante a internação hospitalar por insuficiência cardíaca (IC) descompensada está associado a melhora de desfechos cardiovasculares. Contudo, permanece controverso na literatura qual o alvo percentual dessa redução na alta hospitalar. O objetivo deste estudo é determinar o valor de variação percentual no nível de peptídeo natriurético tipo B (NT-proBNP) entre a admissão e alta hospitalar por IC está associado a redução de eventos em 6 meses.
Métodos: Estudo de coorte prospectivo com pacientes admitidos em um hospital terciário por insuficiência cardíaca descompensada. O nível de NT-proBNP na admissão e na alta hospitalar foi obtido durante a internação assim como dados demográficos. O desfecho primário foi composto por morte por todas as causas e reinternação por insuficiência cardíaca em 6 meses. Foi feita a análise multivariada de risco proporcional de COX para avaliação dos percentis 30 e 50 de redução o NT-proBNP e associação com o desfecho primário.
Resultados: Foram incluídos 203 pacientes, sendo 105 (51,7%) do sexo feminino, idade média de 78,5 (+- 14,3), sendo 86 (42,4%) portadores de IC com FE reduzida, 21 (10,3%) IC com FE levemente reduzida e 96 (47,3%) IC com FE preservada. O perfil hemodinâmico de descompensação foi B em 196 (96,6%) e C em 7 (3,5%). O desfecho primário ocorreu em 67 (33%) dos pacientes. A redução do NT-proBNP na alta hospitalar maior de 50%, em relação à admissão, esteve associado a menor desfecho composto em 6 meses, HR 0,59 IC 0,36 – 0,99, p=0,048. Por outro lado, redução maior de 30% não esteve associado a redução de eventos, HR 0,69 IC 0,40 – 1,18, p=0,184.
Conclusões: Em pacientes internados com insuficiência cardíaca descompensada, a variação percentual do NT-proBNP é um forte preditor de mortalidade e reinternação por insuficiência cardíaca. Os resultados sugerem que a variação percentual intra-hospitalar do BNP pode servir como uma medida simples para avaliar a eficácia terapêutica, e a intensificação da terapia pode ser justificada naqueles pacientes que não conseguem atingir uma redução de 50%.

Palavras Chave

NT-proBNP; Insuficiência Cardíaca

Área

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA / CARDIOMIOPATIA/ TRANSPLANTE

Categoria

Iniciação Científica

Autores

RODRIGO MOREL VIEIRA DE MELO, RAISA MAINARTE FRANCO BARROS, NATÁLIA DUARTE BARROSO, TAINÁ TEIXEIRA VIANA, NINA COUTINHO, JULIA XAVIER OLIVEIRA, LUIZ PAULO OLIVEIRA MARTINS, JOÃO PEDRO FERNANDES GONÇALVES, DJAINE HAILA SILVA ROCHA, RAFAEL FELIPE COELHO DE SIQUEIRA