Dados do Trabalho


Título

Estudo epidemiológico de pacientes com Síndrome da Quilomicronemia Familiar em um hospital terciário do Distrito Federal

Resumo

Introdução e/ou fundamentos
A Síndrome da Quilomicronemia Familiar (SQF) é uma doença metabólica grave e muito rara, que cursa com hipertrigliciceridemia ao longo da vida. Decorre de mutações homozigóticas ou heterozigóticas compostas na lipoproteína lipase (LPL) e/ou em seus co-fatores (APOC2, APOA5, GPIHBP1 e LMF1), levando a uma redução drástica da depuração dos quilomícrons. Suas complicações são: dores abdominais, pancreatites de repetição, xantomas eruptivos, fadiga extrema e alterações de memória.

Objetivo(s)
Determinar a prevalência de pacientes portadores SQF atendidos em um hospital terciário do Distrito Federal.

Métodos
Trata-se de um estudo epidemiológico, quantitativo, observacional e transversal acerca dos casos de SQF atendidos em um hospital terciário do Distrito Federal. Após análise dos lipidogramas realizados no período de 05/2022 a 05/2023, houve revisão dos prontuários dos pacientes com triglicerídeos >880 mg/dL, sendo incluídos no estudo somente os casos de hipertrigliceridemia de etiologia primária, diagnosticados com mapeamento genético.

Resultados
Dos 13.651 lipidogramas realizados no período de maio de 2022 a maio de 2023, 847 pacientes apresentavam hipertrigliceridemia com valores acima de 880 mg/dl e destes, 9 tinham diagnóstico de SQF (1,06%). 55,6% eram do sexo feminino, com idade entre 27 e 78 anos e valores de triglicérides que variaram de 1001 a 7687 mg/dL. As condições genéticas associadas a hipertrigliceridemia foram: 2 pacientes com mutação no gene da LPL em homozigose e 3 em heterozigose, 2 com mutação no gene da APOA5 em heterozigose e 2 pacientes com mutação no gene da GPIHBP1. Todos os pacientes tinham passado de pancreatites de repetição.

Conclusões
Sabe-se que a SQF é uma causa genética de hipertrigliceridemia rara, mas deve ser pesquisada sempre que o paciente apresentar pancreatites de repetição e forem descartadas as causas secundárias.

Palavras Chave

Hipertrigliceridemia; Síndrome da Quilomicronemia Familiar

Arquivos

Área

DISLIPIDEMIA

Categoria

Iniciação Científica

Autores

ISABELLA RIBEIRO DOS SANTOS, ANA CLAUDIA CAVALCANTE NOGUEIRA, AMANDA CRISTINA DA CUNHA ARRUDA, CATARINA FERRAZ FERNANDES, WANESSA GUIMARÃES DE FARIA, MARIA EDUARDA NERY DE OLIVEIRA RAMOS