Dados do Trabalho
Título
Síndrome do Bloqueio de Ramo Esquerdo (BRE) Doloroso: Relato De Caso
Resumo
INTRODUÇÃO: A Síndrome do Bloqueio de Ramo Esquerdo (BRE) Doloroso é caracterizado por um quadro crônico ou intermitente de dor torácica típica e/ou dispneia, comprovadamente não isquêmicos, concomitante ao aparecimento de BRE. Ao eletrocardiograma (ECG), antes e após o evento arrítmico, este achado não está presente, associado a melhora clínica da dor. A doença tem sua possível fisiopatologia relacionada a dissincronia ventricular e septal miocárdica, resultando em sensibilidade álgica generalizada no músculo. Além de ocasionar dor, resulta em comprometimento funcional severo ao doente, sendo importante o diagnóstico precoce e a terapia médica, tanto com controle submáximo da frequência cardíaca medicamentoso, de resultados menos significativos, quanto com, na maioria dos casos, terapia intervencionista por pacing ventricular.
DESCRIÇÃO DO CASO: Paciente, 49 anos, sexo feminino, hipertensa e portadora de fibromialgia, em tratamento regular, apresentou quadro de palpitação intermitente associada a dor torácica típica em aperto, moderada intensidade, desencadeada aos esforços com progressivo comprometimento funcional, iniciado há 4 anos. Após buscar auxilio médico em pronto socorro, descartado quadro de infarto agudo, fora encaminhada para segmento com cardiologia clínica. Iniciado investigação cardiológica básica, com eletrocardiograma em repouso, ecocardiograma e cineangiocoronariografia, dentro da normalidade. Ao realizar um Teste Ergométrico, fora evidenciado episódio de dor típica após elevação da frequência cardíaca para 125 batimentos por minuto, na fase de estresse, concomitante a um Bloqueio de Ramo Esquerdo (BRE) novo que desaparece na fase de repouso, juntamente com melhora da dor. Encaminhada, portanto a arritmologia, após avaliação, constatado provável Síndrome do BRE doloroso e otimizado terapia farmacológica.
CONCLUSÃO: Tratar-se de um caso de Síndrome do Bloqueio de Ramo Esquerdo Doloroso. Um quadro relacionado ao dissincronismo, comumente tratado erroneamente como doença coronariana. Após instituir terapia medicamentosa com beta-bloqueador, inibidor de canais de cálcio não diidropiridínico e inibidor das correntes IF miocárdicas, paciente ainda apresenta queixa, porem em curva de melhora de sintomas, ressaltando a importância do diagnóstico correto e do conhecimento dessa patologia para tratar corretamente o paciente.
Palavras Chave
bloqueio de ramo esquerdo; angina; dissincronismo
Arquivos
Área
ARRITMIAS CARDÍACAS/ ELETROFISIOLOGIA/ ELETROCARDIOGRAFIA
Categoria
Pesquisador
Autores
AMARILDO CANEVAROLI JUNIOR, WAGNER LUIS GALI, LILIAN MÁRCIA COSTA ANDRADE, CAROLINE BARRETO CAVALCANTI, MICHELLE BRUNA DA SILVA SENA, MARCOS COELHO MOREIRA, BRUNO BELIZARIO FONSECA, JOAO VITOR BORGES DE OLIVEIRA, TAYLANE RODRIGUES SOUTO, MARINA MAYUMI LARANJEIRA CALDAS KAMEI, ANA LUIZA CALDEIRA LOPES, ALVARO VALENTIM LIMA SARABANDA