Dados do Trabalho


Título

Cardiomiopatia de Takotsubo: um diagnóstico diferencial no paciente crítico.

Resumo

A cardiomiopatia por estresse (de takotsubo), síndrome do coração partido, é uma síndrome caracterizada por disfunção sistólica regional transitória do ventrículo esquerdo, mas na ausência de evidência angiográfica de doença arterial obstrutiva da artéria coronária ou ruptura aguda da placa. Na maioria dos casos, a anormalidade de movimento da parede regional se estende além do território perfundido por uma única artéria coronária epicárdica.

Feminino, 49 anos, com histórico patológico pregresso de cirurgia bariátrica há cerca de 1 ano com posterior úlcera em anastomose. Necessitou de internação em unidade intensiva por choque hemorrágico após HDA (hematêmese + melena). Com endoscopia demonstrando sangramento em anastomose de bypass gástrico, com terapêutica de embolização em coto gástrico. No pós-operatório imediato, apresentou pneumotórax à direita após punção, devidamente drenado, além de Traqueobronquite por S. aureus. Evoluiu com choque séptico de infecção primária de corrente sanguínea por Enterococcus faecium e insuficiência renal aguda (Cr 2,20). Posteriormente, abdome agudo perfurativo com transfixação da SNE, na alça alimentar, pós-anastomose gastro-entero. Submetida a videolaparoscopia e laparoscopias seriadas para lavagem de cavidade abdominal. Apresentava franco quadro de polineuropatia do doente crítico, com intubação prolongada passou por processo de desmame ventilatório e traqueostomia, tendo condições de alta para enfermaria, contudo necessitando de avaliação cardiológica diante de taquicardia persistente, na mesma apresentava sopro sistólico (2+/6+) em foco aórtico, protossistólico. Eletrocardiograma com taquicardia sinusal (105 bpm) compatível com exame físico, de etiologia relacionada à inflamação sistêmica e/ou anemia. Submetida à ecocardiograma transtorácico com disfunção sistólica de grau moderado do ventrículo esquerdo (comprometimento segmentar). Disfunção diastólica do ventrículo esquerdo grau indeterminado. Função sistólica do ventrículo direito preservada. Insuficiência mitral discreta a moderada. Insuficiência aórtica moderada.

Baseado no relato pode-se concluir a importância de realizar diagnósticos diferenciais sendo necessário descartar SCA com ou sem elevação de ST. Embora alguns pacientes com cardiomiopatia por estresse tenham doença arterial coronariana significativa concomitante, a extensão e a localização de tal doença não correspondem ao território das anormalidades de movimento da parede observadas.

Palavras Chave

Takostubo; Cardiomiopatia; Ecocardiograma

Área

DOENÇAS CARDIOVASCULARES NEGLIGENCIADAS

Categoria

Jovem Pesquisador

Autores

NARJARA LARISSA DE SOUSA LOBO FERREIRA , ANA CLAUDIA TRONCHA TAVARES, MURILO PÓVOA OLIVEIRA LUSTOSA, BRENNO AUGUSTO SCHMALTZ CHAVES , TULIO ASSUNCAO BARCELLOS, FREDERICO ANDRE ALVES ABREU, FREDERICO ANDRE ALVES ABREU