Dados do Trabalho


Título

Mortalidade de mulheres por hipertensão primária no Brasil: uma análise de 10 anos.

Resumo

INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial essencial, uma condição crônica caracterizada por níveis elevados de pressão arterial sem causa específica identificável, é um desafio de saúde global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo mulheres. Esse quadro representa uma preocupação significativa devido ao seu impacto negativo na saúde cardiovascular e na taxa de mortalidade. Assim, entender os padrões de mortalidade dessa condição em mulheres é essencial para a elaboração de políticas de saúde pública eficazes.
OBJETIVOS: Identificar os fatores associados aos óbitos causados por hipertensão essencial entre mulheres no Brasil durante o período de 2013 a 2022.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo de natureza transversal, descritiva e quantitativa, utilizando dados obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), utilizando as variáveis associadas à hipertensão essencial em mulheres.
RESULTADOS: No período de 2013 a 2022, foram notificados 6.143.417 óbitos entre mulheres, dentre os quais 2,54% (n=156.338) foram associados com hipertensão primária. Além disso, nota-se um crescente aumento na mortalidade por essa doença, com um pico em 2021 com 21.473 casos, representando 13,73% do total. As características epidemiológicas das mulheres afetadas incluem uma predominância na faixa etária de 80 anos ou mais (52,17%; n=81.575), pertencentes à raça branca (48,45%; n=75.759), sem nível de escolaridade formal (29,86%; n=46.696) e viúvas (46,69%; n=72.998).
CONCLUSÕES: Em síntese, a análise dos dados evidencia uma tendência de aumento na mortalidade ligada à hipertensão primária entre as mulheres na última década. As características demográficas das mulheres afetadas, como idade avançada, etnia, baixa escolaridade e estado civil de viuvez, identificam grupos específicos que podem requerer atenção especial e programas direcionados de educação e tratamento. Esses resultados ressaltam a importância da saúde cardiovascular nas mulheres e a necessidade de estratégias eficazes de prevenção, rastreamento e manejo da hipertensão para mitigar o impacto da mortalidade associada a essa condição.

Palavras Chave

Hipertensão essencial; Hipertensão Primária; Mortalidade.

Área

CARDIOLOGIA DA MULHER

Categoria

Iniciação Científica

Autores

MARIA EDUARDA GARCIA DE AZEVEDO, HENRICK VINICIUS PRADO DANTAS, LAIZA MARCELLY VIEIRA VALENTE , HANNA MORAES DOS SANTOS, LAYLA TALISSA COSTA FERREIRA, KAUÊ MAGALHÃES CASTRO DOS SANTOS, TALITA ALVES HARROP , GISELE ROCHA LOPES, WILLIAN ALVES COSTA