Dados do Trabalho


Título

Sobrepeso e Obesidade em pacientes com Leucemia Mieloide Crônica

Resumo

Fundamentos: A Leucemia Mieloide Crônica (LMC) é uma doença mieloproliferativa que acomete principalmente o sexo masculino e apresenta mediana de idade de 57 anos. Oitenta por cento dos diagnósticos são feitos na fase crônica da doença. Após a introdução dos inibidores de tirosinaquinase, em 2001, houve uma significativa melhora no prognóstico, atingindo-se sobrevida estimada em 10 anos entre 85% e 90%. Em geral, pacientes com câncer (CA) cursavam com perda de peso e hipercatabolismo. Atualmente, tem-se relacionado o CA com alto risco cardiovascular, coprevalência de fatores de risco e comorbidades.
Objetivos: Estimar indicadores de sobrepeso e obesidade em pacientes com LMC.
Métodos: Estudo transversal, observacional, prospectivo, aplicado aos pacientes com diagnóstico clínico e molecular de LMC, sob tratamento no ambulatório de hematologia de hospital terciário de referência. O IMC foi calculado no dia da primeira consulta dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da estatura em metros. Peso e altura foram aferidos em balança antropométrica. O IMC foi classificado como: baixo peso (<18,5Kg/m2); eutrófico (18,5 a 24,9kg/m2); sobrepeso (25 a 29,9kg/m2); ou obesidade (≥30kg/m2). A circunferência Abdominal (CAb) foi aferida no ponto médio entre as cristas ilíacas e as últimas costelas, em posição ortostática e ao final da expiração. A circunferência do quadril (CQ) foi aferida na parte mais proeminente da região glútea no plano horizontal. As circunferências foram aferidas com fita métrica inelástica. O projeto teve aprovação no CEP sob número CAAE 35870520.2.0000.5289 e todos assinaram consentimento pós-esclarecido.
Resultados: Foram analisados 72 pacientes (58% masculinos), média de idade de 59,5±13,3. O IMC médio foi 28±5Kg/m2. Houve 28 (38,9%) pacientes com sobrepeso e 21 (29,2%) obesos, perfazendo 68,1% acima do peso. A CAb média foi de 94±22cm e CQ média= 98±24cm, sendo a CAb e a CQ média para sexo, respectivamente, 96,6±23,9 e 101±19 em masculinos e 93,1±26,9 e 96,7±32,5 em femininos. A relação CAb/CQ média foi 0,9±0,2. O p valor calculado, para sexo, da CAb e da CQ foram de, respectivamente, 0,619 e 0,517 conforme análise por t-Student.
Conclusão: Houve expressiva apresentação fenotípica de sobrepeso e obesidade entre pacientes com LMC. Sugere-se ênfase em mudanças de estilo de vida nos pacientes com LMC e demonstra novo paradigma dentro do perfil metabólico dos pacientes com CA.

Palavras Chave

Leucemia Mieloide Crônica; Obesidade; Fatores de Risco Cardiovascular

Área

CARDIO-ONCOLOGIA

Categoria

Pesquisador

Autores

PRISCILLA DE ABREU MATOS, BERNARDO NASCIMENTO LOURENÇO, FELIPE CHAIBEN SPANÓ, EDUARDO PINHO BRAGA, ANDRESSA MONTES RODRIGO COELHO, SÁVIO DANTAS SOARES DE CASTRO, MARIA AUXILIADORA NOGUEIRA SAAD, MÁRCIA MARIA SALES DOS SANTOS, ANTONIO JOSÉ LAGOEIRO JORGE, ADELMO HENRIQUE DAUMAS GABRIEL, WOLNEY DE ANDRADE MARTINS