Dados do Trabalho


Título

Pericardite: Histiocitose de células não langerhans

Resumo

Pericardite é um processo inflamatório do pericárdio que tem múltiplas causas e se apresenta tanto como doença primária quanto secundária. Geralmente benigna e autolimitada, pode cursar com derrame ou constrição pericárdica, o que aumenta sua morbidez. Quanto ao derrame pericárdico, é mais frequente quando o comprometimento é por tuberculose ou neoplasia, assim como no tamponamento cardíaco.

Trata-se de paciente jovem, sexo masculino, 32 anos, deu entrada no pronto socorro em um hospital no interior da Bahia, dia 17/08/2023 com queixa de dor abdominal, febre, desconforto torácico associado a palpitação e sudorese. Sem comorbidades e sem uso de medicações prévias. Na admissão apresentou taquicardia supraventricular, sendo revertida. Realizado novo eletrocardiograma com presença de supradesnivelamento de segmento ST difuso com discreto infra de PR. Realizado coleta de troponina, com resultado normal. Encaminhado para unidade de terapia intensiva, manteve taquicardia supraventricular recorrente. Ao ecocardiograma, presença de derrame pericárdico difuso, de grau importante, sem repercussão hemodinâmica.

Solicitado culturas, citologia oncótica, marcadores reumatológicos, função tireoideana, tuberculose e sorologias, sem alterações. Recebe alta hospitalar em uso de colchicina e ibuprofeno com diagnostico de pericardite viral. Retornou ao pronto socorro dia 29/08/23 com recorrência de derrame pericárdico, sendo iniciada tripla terapia (colchicina, ibuprofeno e prednisona) pela baixa resposta nas duas primeiras semanas. Realizado ressonância cardíaca dia 31/08/24, presença de áreas de realce tardio epimesocárdico, compatível com fibrose, sugestivo de miopericardite. Submetido em 01/09/23 a vídeotoracoscopia com pericardioscopia sendo realizada pericardiectomia e pleurectomia parietal esquerda. Resultado de imunohistoquímica de biópsia de material intrapericárdico com Histiocitose de células não Langerhans (confirmada após revisão de laboratórios diferentes, pela raridade do diagnóstico).

As Histiocitoses de células não Langerhans são um grupo de desordens definidas pelos acúmulos de histiócitos que não preenchem os critérios fenotípicos para o diagnóstico de células de Langerhans. É uma doença rara caracterizada pela proliferação das células mononucleares dendríticas com inflamação e destruição tecidual. O diagnóstico baseia-se na biópsia. Considera-se a Histiocitose de células de Langerhans como sendo um tipo de câncer de linhagem mieloide causado por oncogene

Palavras Chave

Derrame pericárdico; Histiocitoses de células não Langerhans;

Área

PERICÁRDIO / ENDOCÁRDIO / VALVOPATIAS

Categoria

Iniciação Científica

Autores

ALLANA BRITO FARIAS LESSA, ALBERTO SANTOS MARINHO , LARISSA DAVID SANTOS