Dados do Trabalho


Título

Protocolo de intervenção em atividade física e promoção da alimentação saudável na atenção primária

Resumo

Introdução: A hipertensão arterial e o diabetes mellitus (DM) representam desafios significativos para a saúde pública, especialmente em países de baixa e média renda. Nesse sentido, abordagens terapêuticas inovadoras são necessárias.

Objetivo: Apresentar protocolo de intervenção multifacetada proposto para a atenção primária à saúde de municípios com baixo índice de desenvolvimento humano em Minas Gerais.

Métodos: O estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto Controle da Hipertensão e Diabetes em MINas Gerais (CHArMING). O protocolo de intervenção multifacetada, desenvolvido por equipe multidisciplinar, inclui estratégias de atividade física, alimentação saudável e educação em saúde. Sua implementação envolve 18 unidades básicas de saúde de 5 municípios. Foram incluídos adultos com hipertensão arterial e/ou DM, que serão avaliados antes, durante e após intervenção de 12 meses. A intervenção inclui a implementação de grupos operativos, capacitação dos profissionais, supervisão por teletutorias e suporte via teleconsultoria assíncrona. Os grupos operativos irão envolver atividades físicas supervisionadas, segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, e atividades educativas para promoção da alimentação adequada e saudável com base no Guia Alimentar para a População Brasileira. Os encontros de educação em saúde ocorrerão quinzenalmente a partir de estratégias, como rodas de conversa, jogos e dinâmicas de grupo.

Resultados: Até o momento, foi conduzida a capacitação dos profissionais das UBS randomizadas para a intervenção, elaborados planos de ação para implementação dos grupos, e iniciada a teletutoria. O conteúdo dos planos de ação incluiu adaptações do protocolo de intervenção, considerando recursos disponíveis, necessidades dos públicos urbano e rural, obstáculos esperados e propostas de solução.

Discussão: A capacitação permitiu aos profissionais se apropriarem das estratégias educativas, materiais e outros recursos propostos no protocolo de intervenção para posterior realização dos grupos. O seu protagonismo ao criar os planos de ação, poderá favorecer a implementação dos grupos, e aumentar a adesão dos participantes. Já a teletutoria poderá contribuir para superar obstáculos na execução dos grupos.

Conclusão: Espera-se que este protocolo de intervenção contribua para a implementação de programas inovadores de hipertensão arteral e DM, melhorando o controle dessas doenças em contextos de baixa renda no Brasil e em outros países.

Palavras Chave

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA; Diabetes mellitus; atenção primária à saúde

Área

CARDIOLOGIA DO ESPORTE, EXERCÍCIO, ERGOMETRIA E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR

Categoria

Pesquisador

Autores

MILENA SORIANO MARCOLINO, THIAGO BARBABELA CASTRO SOARES, SUELI FERREIRA FONSECA, REGINA MÁRCIA FARIA MOURA, DAISY MOTA-SANTOS, MARIA CECÍLIA RAMOS CARVALHO, ALINE CRISTINE SOUZA LOPES, CHRISTIANE CORREA RODRIGUES CIMINI, ANA CARLA GONÇALVES LUIZ, GUSTAVO FERREIRA SANTOS, CLARA ALVES OLIVEIRA