Dados do Trabalho


Título

Síndrome coronariana em paciente com aneurismas de coronárias: um relato de caso.

Resumo

INTRODUÇÃO
Aneurismas de coronárias são achados incomuns, com incidência em torno de 0,3 a 5,3%. Caracterizam-se por uma dilatação focal da artéria coronária de 1,5x o diâmetro do segmento adjacente. A principal etiologia nos adultos é a doença aterosclerótica (50%) seguida da Doença de Kawasaki (17%), aneurisma micótico ou infeccioso incluindo sífilis (11%), doenças do tecido conjuntivo (<10%) e outras arterites (<10%). A fisiopatologia ainda não é bem conhecida, e o tratamento deve ser individualizado.

CASO CLÍNICO
Paciente HDLB, masculino, 38 anos, foi encaminhado ao serviço de cardiologia por síndrome coronariana aguda (SCA) de 2 horas de evolução. Referia histórico de hipertensão, sobrepeso e SCA em 2020, mas desconhecia se fora realizada angioplastia na época. Negava histórico de tabagismo, de SCA em familiares ou de patologias na infância. Fazia uso de losartana 50mg duas vezes ao dia. Na admissão, paciente encontrava-se hipertenso com pressão arterial de 200x120, normocárdico, afebril e saturando adequadamente em ar ambiente. O exame físico não apresentava alterações. O eletrocardiograma registrou o infarto de parede inferior em evolução.

O paciente foi encaminhado imediatamente para a cineangiocoronariografia que diagnosticou oclusão de coronária direita (CD), artéria descendente anterior (DA) com lesão de 70% localizada entre aneurismas, primeiro diagonal com lesão de 70% ostial e artéria circunflexa com 90% de lesão pré aneurisma. Foi realizado tentativa de angioplastia de CD sem sucesso, pela presença importante de trombos, e o paciente foi encaminhamento para leito de terapia intensiva. Posteriormente o ecodopplercardiograma demonstrou hipocontratilidade septo inferior e antero apical em repouso com fração de ejeção do ventrículo esquerdo levemente reduzida (45% por Simpson) e a agiotomografia de tórax, dilatação fusiforme no segmento ascendente da aorta torácica de 40mm. Foi optado então pela realização de cirurgia de revascularização do miocárdio, sendo realizado ponte mamária para DA, safena para marginal e safena para descendente posterior da CD. O paciente recebeu alta hospitalar após 7 dias do procedimento sem intercorrências durante o internamento.

DISCUSSÃO
O caso relatado chama a atenção pela presença de aneurismas de coronárias associado à SCA em um paciente jovem. A decisão pelo tratamento cirúrgico foi discutida pela equipe com base nas características das lesões e experiência do serviço.

Palavras Chave

síndrome coronariana aguda; Aneurisma coronário.

Arquivos

Área

DOENÇA CORONÁRIA AGUDA E CRÔNICA / TROMBÓLISE

Categoria

Jovem Pesquisador

Autores

DAYANE BURGARDT BERTOLO, NAYARA PRAVATO MAZIERO, THAMMY LETHICIA DE SOUSA SILVEIRA, FÁBIO OSCAR DOMBOROVSKI, MARCOS AURELIO RODRIGUES DOS SANTOS, LILIAN BELINASO, DALTON BERTOLIM PRECOMA