Dados do Trabalho


Título

DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA ACELERADA EM PACIENTE COM ARTERITE DE TAKAYASU (AT)

Resumo

INTRODUÇÃO: A AT é uma vasculite granulomatosa de grandes vasos que acomete a aorta e seus principais ramos. De maior incidência em mulheres jovens, apresenta flares de atividade com sintomas inespecíficos, culminando em lesões vasculares sequelares obstrutivas e aneurismáticas. Desse modo, é um diagnóstico diferencial relevante em pacientes jovens com doença arterial coronariana acelerada.

CASO CLÍNICO: SCD, 35 anos, com quadro de miocardiopatia isquêmica após infarto em 2016, aos 27 anos. Nesse contexto, foi realizada cirurgia de revascularização cardíaca em outro serviço e utilizados enxertos de safena para artéria descendente anterior (DA), safena para artéria coronária direita (CD) e safena para segunda marginal esquerda (MgE2). Em investigação ambulatorial, apresentava pesquisa genética negativa para hipercolesterolemia familiar, teste de sífilis negativo, FAN não reagente e controle metabólico adequado. Evoluiu com dispneia para pequenos esforços associada a dor torácica atípica, internada para ampliação da investigação diagnóstica. Realizada cineangiocoronariografia que demonstra leito nativo com oclusões proximais, enxerto safena-CD ocluído, enxerto safena-MgE2 pérvio sem lesões, e enxerto safena-DA pérvio sem lesões, com colaterais grau 3 de DA para CD. Além disso, foi evidenciada a artéria torácica interna direita não patente, oclusão total de carótidas interna e externa à direita, além de oclusão de subclávia esquerda, que se enche por colaterais da carótida comum esquerda. Ressonância de vasos demonstra aórtica torácica descendente e aorta abdominal com irregularidades e áreas de ectasia alternadas com áreas de estenose. Solicitada avaliação da equipe da reumatologia, que considera diagnóstico provável de lesões arteriais sequelares de AT, no momento sem sinais de atividade e sem indicação de tratamento reumatológico específico. Após otimização medicamentosa, paciente evolui assintomática em enfermaria; optado por alta para seguimento ambulatorial.

CONCLUSÕES: Paciente jovem com evento isquêmico coronariano, oclusões de artérias carótidas interna e externa à direita e artéria subclávia esquerda, além de irregularidades parietais em toda aorta abdominal, sendo realizado diagnóstico de sequelas de AT. Fora de atividade, o tratamento consiste no controle de fatores de risco para aterosclerose e vigilância de novos flares.

Palavras Chave

ARTERITE DE TAKAYASU; Doença coronariana; VASCULITE

Arquivos

Área

DOENÇA CORONÁRIA AGUDA E CRÔNICA / TROMBÓLISE

Categoria

Pesquisador

Autores

GUILHERME MARTINS DE SOUZA LOPES, HERICO JOSÉ PINTO BLASCHI NETO, HENRIQUE TROMBINI PINESI, MARCELO HENRIQUE MOREIRA BARBOSA, FÁBIO GRUNSPUN PITTA, FABIANA HANNA RACHED, EDUARDO GOMES LIMA, EDUARDO BELLO MARTINS, THOMAZ EMANOEL AZEVEDO SILVA, LUIZA BRUZADELLI FRANCO CARVALHO, ISABELLA CABRAL MARINHO PLENS, CARLOS VICENTE SERRANO JR