Dados do Trabalho


Título

DILATAÇÃO MEDIADA POR FLUXO DA ARTERIA BRAQUIAL: UM MÉTODO EFICAZ EM HIPERTENSOS?

Resumo

A doença cardiovascular (DCV) continua a ser a principal causa de morbilidade e mortalidade a nível mundial . O endotélio desempenha papel central no processo de aterosclerose desde os estágios iniciais até os avançados.
Valores de pressão arterial elevados têm sido tradicionalmente associados ao risco para cardiopatia isquêmica, acidente vascular encefálico, doença renal crônica e mortalidade precoce. Várias ferramentas (não) invasivas para examinar a função endotelial foram desenvolvidas. A dilatação mediada por fluxo (FMD), representa uma ferramenta não invasiva popular e amplamente utilizada para examinar a dilatação dependente do endotélio da artéria periférica6. Resumidamente, esta técnica adota ultrassom para examinar alterações no diâmetro da artéria braquial em resposta à isquemia (normalmente 5 min), induzida pela inflação de um manguito de pressão arterial distal da artéria fotografada ao redor do antebraço até o nível supras sistólica. A FMD da braquial prejudicada tem sido associada a condições que predispõem à aterosclerose e DCV, representando um passo inicial no desenvolvimento de danos subclínicos em órgãos-alvos e eventos clínicos tardios.
O estudo teve como objetivo fornecer dados que fornecessem a referida predição relata na literatura sobre o risco para DCV através da FMD na artéria braquial.
Estudo transversal analítico, onde 69 voluntários hipertensos, selecionados em um Ambulatório de Hipertensão de um Hospital Universitário de Salvador – BA - Brasil, iniciaram aas medições da FMD da artéria braquial, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Não foi exigido jejum prolongado, visto que a avaliação buscava registrar as condições das pacientes em seus hábitos diários, mas como os exames aconteciam as 16h, o jejum de 4h acabou seguindo alguns protocolos internacionais. A fórmula utilizada para o cálculo e amplamente utilizada e considerada como FMD alterada, valores menores que 10% 8.
Os dados foram compilados e analisados através do software SPSS® (versão 25.0, Chicago, IL Statistical Package for the Social Sciences). Para checagem da relevância da técnica da FMD na amostra estudada, foram realizadas correlações não paramétricas, onde foram visualizadas, apenas significância estatística na variável Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL).
Testes de correlação nao paramétricos realizados, demonstraram apenas significância estatística para os valores da FMD e LDL, (p=0,038)

Palavras Chave

DILATACAO DE FLUXO MEDIADA; Hipertensão

Arquivos

Área

ATEROSCLEROSE / FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES / PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR

Categoria

Pesquisador

Autores

ELAINE ALVES SANTOS TESSIER, ROQUE ARAS JUNIOR, RYAN A HARRIS, CARLA HILARIO DALTRO , MARIA AMELIA BULHOES HATEM, GLAUCO MONIZ DE ARAGAO DORIA, ANDREA JIMENA GUTIERREZ PEREDO