Dados do Trabalho


Título

ATEROSCLEROSE EXPERIMENTAL EM COELHOS SUBMETIDOS À DIETA HIPERLIPIDÊMICA DE BAIXO CUSTO

Resumo

INTRODUÇÃO
A aterosclerose, doença multifatorial, multifocal, latente e imunoinflamatória, afeta principalmente artérias de médio e grande calibre, sendo causa importante de morbidade e mortalidade no mundo. A hiperlipidemia associada à dieta é o principal fator de risco para seu desenvolvimento.

OBJETIVOS
Analisar laboratorial, patológico e eletrocardiograficamente coelhos submetidos à dieta hiperlipidêmica de baixo custo; comparar a formação de placas ateroscleróticas em artérias de grande calibre (abdominal e ilíaca) com as de médio calibre (renais).

MÉTODOS
Doze coelhos machos da raça New Zealand, saudáveis, com 80 dias de idade e peso entre 2,5 e 3,5 kg, mantidos no Biotério da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Após adaptação, foi instituída dieta hiperlipidemia por 15 semanas (105 dias), com acompanhamento de perfil lipídico, função renal e eletrocardiograma. Conforme protocolo anestésico, os animais foram submetidos a eutanásia. Em seguida, ressecados segmentos das artérias aorta abdominal, renais e ilíacas para avaliação anatomopatológica e estatística.

RESULTADOS
Na aorta abdominal, 7 dos 12 coelhos apresentaram ateromatose. Destes, quatro manifestaram comprometimento de toda circunferência do vaso e dentre os demais 90%, 75% e 30%. Nas ilíacas, foram identificadas placas em 7 das 12 amostras, com comprometimento maior de 80% e média de 40%, enquanto as artérias renais não desenvolveram deposição lipídica. Na análise laboratorial, com resultados significativos (p<0,05): aumento médio na dosagem das proteínas totais (47%), do colesterol total (85%) e da globulina (109%) entre os dias 29 e 79. A média do ganho de peso (p<0,05) variou de 1.689 gramas ao início do estudo, a 3.518 gramas ao final. Além disso, foram observadas alterações eletrocardiográficas: bradicardia sinusal (83,3%), bloqueio átrio ventricular de primeiro grau com intervalo PR aumentado (8,33%), arritmia sinusal fisiológica (8,33%), desvio de eixo elétrico para a direita (66,6%), complexo QRS aumentado com desvio de eixo para a esquerda (25%) e intervalo QT aumentado (50%).

CONCLUSÃO
A dieta hiperlipidêmica de baixo custo é capaz de induzir a formação de placas ateroscleróticas em vários estágios, em diversos sítios arteriais. Observa-se, assim, que é possível utilizar esta dieta para reproduzir um ambiente de hipercolesterolemia com expressiva formação de placas de ateroma em vasos importantes. Fornecendo, desta forma, meio para mais estudos experimentais sobre a patologia.

Palavras Chave

Aterosclerose; Dislipidemia; Placa aterosclerótica.

Arquivos

Área

ATEROSCLEROSE / FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES / PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR

Categoria

Pesquisador

Autores

LUIZ FERNANDO KUBRUSLY , MICHAEL HIKARU MIKAMI, HENRIQUE MITSUO SANTOS MURAOKA, BETINA DE MELO ILKIU, JÚLIA MARIA ALBERTI, ERIC AKIO HIRAGA, SARAH LUZ PASSOS, MARIA EDUARDA BARCIK LUCAS DE OLIVEIRA, HELEN DE FARIAS PARZIANELLO, JÉSSICA DOS SANTOS PAIVA, FERNANDO BURMUDEZ KUBRUSLY, ALLAN FERNANDO GIOVANINI