Dados do Trabalho


Título

Cardiopatia Carcinoide: Um Relato de Caso.

Resumo

A Cardiopatia Carcinoide (CC) é uma rara condição com grande potencial fatal, advinda de um tumor neuroendócrino (TNE) avançado com doença sistêmica estabelecida. A fisiopatologia da CC parece estar associada a síndrome carcinóide (SC), esta que advém da secreção de substâncias vasoativas pelo tumor. Dentre as substâncias relacionadas a síndrome, a serotonina (5-HT), parece ser a mais comumente associada, ressaltando ainda o papel da histamina, prostaglandinas e taquicininas. O papel da 5-HT na patogênese da disfunção valvar envolve a fibrogênese dos tecidos, corroborando na fibrose valvar, sobretudo de câmara direita, tendo em vista a metabolização da serotonina na vasculatura pulmonar. O tratamento da CC em geral, baseia-se na intervenção da síndrome carcinóide subjacente por meio de terapia medicamentosa. Contudo, procedimentos endovasculares também ganham destaque no manejo do TNE. Após estabilização dos sintomas, o tratamento direcionado a valvulopatia pode ser estabelecido.

Mulher, 58 anos, admitida em ambulatório de onco-cardiologia, com queixa de edema de membros inferiores até raiz de coxas, associado a dispneia, palpitações, diarreia e perda ponderal. O quadro teve início há 2 meses, com piora significativa no decorrer. Na ocasião, informou diagnóstico prévio de neoplasia neuroendócrina metastática. Ao exame físico, destacava-se o rubor facial. Após a avaliação Cardio-oncológica, procedeu com a realização de ecocardiografia transtorácica (ETT), a qual evidenciou insuficiência tricúspide (Figura 1) e pulmonar grave, com espessamento importante de folhetos - sobretudo aórtico e pulmonar - associado a disfunção de câmara direita. O diagnóstico de SC, CC e insuficiência ventricular direita foi estabelecido. Sendo assim, o manejo sintomático com diuréticos foi indicado, bem como a terapia direcionada com Octreotida. A paciente evoluiu com melhora da classe funcional, bem como controle da doença de base.

Após estabilização da descompensação da SC, com manejo sintomático da insuficiência ventricular direita, a paciente poderá progredir em seu tratamento oncológico - destacando-se a abordagem das lesões metastáticas por procedimento endovascular. A possibilidade de valvuloplastia deve ser considerada frente a esse cenário.

Palavras Chave

Carcinoide; Insuficiência da Valva Tricúspide; Cardiopatias

Arquivos

Área

CARDIO-ONCOLOGIA

Categoria

Iniciação Científica

Autores

PEDRO HENRIQUE PADILHA DA CUNHA, ANTÔNIO EVERALDO VITORIANO DE ARAÚJO, PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE, JUSSARA GUIMARÃES ROCHA LIMA, LUMARA PECLLYSYA SANTOS LIMA , ROBERTA RODRIGUES NOLASCO CARDOSO, YURI CAVALCANTI ALBUQUERQUE TENORIO , CARLOS ROMERIO COSTA FERRO , GUSTAVO FARIA FERREIRA , CAROLINA PIMENTEL CANALES DE ALBUQUERQUE , MARIANA MENDONÇA ARAÚJO TAVARES, FRANCISCO DE ASSIS COSTA