Dados do Trabalho


Título

A injúria miocárdica em pacientes com hipertrofia ventricular tem maior impacto em mortalidade em pacientes internados por COVID19?

Resumo

Introdução: A injúria miocárdica é conhecido marcador prognóstico na COVID-19. Pacientes com hipertrofia ventricular possuem maior massa ventricular e, teoricamente, estariam mais vulneráveis à ocorrência de injúria miocárdica. No entanto, sua influência na mortalidade nesses pacientes é desconhecida.
Objetivos: Comparar a mortalidade de doentes internados com COVID-19 conforme a ocorrência de injúria miocárdica e hipertrofia ventricular esquerda.
Métodos: Foram incluídos pacientes que internaram em unidade em terapia intensiva com diagnóstico confirmado de COVID-19 e que realizaram ecocardiograma nas primeiras 48h da admissão e que tiveram pelo menos uma dosagem de troponina durante a internação. Consideramos injúria miocárdica (IM) quando o valor de troponina ultrassensível ultrapassou o percentil 99 proposto pelo fabricante e hipertrofia ventricular esquerda (HVE) quando o ecocardiograma revelava um índice de espessura relativa da parede (ERP) > 0,42. Foram criados 4 grupos conforme a ocorrência de IM e HVE: grupo 1 (sem IM e sem HVE); grupo 2 (sem IM e com HVE); grupo 3 (com IM e sem HVE) e grupo 4 (com IM e com HVE). Esses grupos foram avaliados para mortalidade intra e extra-hospitalar através da regressão de Cox.
Resultados: Foram incluídos 646 pacientes, idade média=61,8±15,9 anos, 63,3% homens. Ocorreram 171 óbitos (26,5%). A mediana de seguimento foi 2,28 anos (IIQ 1,40-2,65). A prevalência de IM e HVE foram, respectivamente: 55,7% e 43,5%. Na análise de regressão de Cox, quando comparado ao grupo 1, o grupo 2 não exibiu diferença de mortalidade (HR 1,08; IC95% 0,58-2,05), mas o grupo 3 (HR 2,79; IC95% 1,72-4,50) e grupo 4 (HR 4,08; IC95% 2,56-6,52) apresentam maior ocorrência de mortalidade no seguimento.
Conclusão: Pacientes com HVE que internaram por COVID-19 apresentaram maior mortalidade em curto e longo prazo quando manifestaram IM. Esses achados destacam a importância da avaliação precoce da função cardíaca e do risco de IM em pacientes com COVID-19.

Palavras Chave

“COVID-19”; Injúria Miocárdica; Hipertrofia ventrículo esquerdo

Arquivos

Área

COVID-19 E SISTEMA CARDIOVASCULAR

Categoria

Jovem Pesquisador

Autores

THIAGO MOREIRA BASTOS SILVA, LUAN CAVALCANTE VILAÇA LIMA, LETÍCIA ZANGIROLAMI PERES, MARCO ANTÔNIO NETTO ARMANDO RANGEL , ADRIANO HENRIQUE GOMES MENEZES, CAROLINE MAIRINK HECHT CAMPOS, LETÍCIA DE SOUSA PERES, MARIANA PINHEIRO GOMES, GIOVANNI POSSAMAI DUTRA, BRUNO FERRAZ DE OLIVEIRA GOMES, JOÃO LUIZ FERNANDES PETRIZ, GLAUCIA MARIA MORAES DE OLIVEIRA