Dados do Trabalho


Título

Associação entre Resiliência e Bem estar espiritual em indivíduos com doença arterial coronariana.

Resumo

Introdução: A resiliência está relacionada a melhores desfechos clínicos em pacientes com doença arterial coronariana (DAC). Esse fator está associado à capacidade de se recuperar, enfrentar ou se adaptar diante de diferentes desafios, sendo de grande importância no contexto de doença crônica. A espiritualidade, por sua vez, avaliada através do bem-estar espiritual (BEE), pode estar associada a maior resiliência. A espiritualidade é um aspecto intrínseco da existência humana, abrangendo propósito de vida, significado e transcendência ou fé. Contudo, não há estudos na literatura que avaliem essa associação em pacientes com DAC.

Objetivo: Analisar a relação entre o BEE e resiliência em pacientes com DAC.

Materiais e Métodos: Estudo transversal; incluídos pacientes de ambos os sexos com diagnóstico de DAC (angina ou obstrução coronariana), sem uso de psicotrópicos. Análise da espiritualidade e suas dimensões (paz, significado/propósito e fé) pelo FACIT-Sp (Functional Assessment of Chronic ILLness Therapy -Spiritual Well-Being), em que maior pontuação associa-se a maior bem-estar espiritual (BEE). Em relação a resiliência, utilizou-se a escala de resiliência de Connor-Davidson (CD-RISC-10), em que maior score significa maior resiliência. Com o SPSS 25®, foi aplicado teste de Kolmogorov-Smirnov, correlação de Pearson e regressão linear, considerando nível de significância de 5%.

Resultados: Foram incluídos 80 participantes, sendo majoritariamente mulheres (75%). A idade média foi de 53±6,6 anos, variando de 43 a 74 anos. Ao controlar as variáveis sexo e idade, observou-se correlação significativa entre a pontuação total do FACIT-Sp e o CD-RISC-10 (R=0,429; p<0,001), apontando que a espiritualidade está correlacionada de forma positiva a resiliência. Além disso, a resiliência relacionou-se com as dimensões do FACIT-Sp, a qual foi significativa com paz (R=0,447; p<0,001) e significado/propósito (R=0,394; p=0,001), indicando que quanto maior a sensação de paz e significado/propósito, maior será a resiliência desses indivíduos.

Conclusão: Foi identificada associação entre maior BEE e maior resiliência em pacientes com DAC. Esse dado torna-se especialmente importante na avaliação de possíveis intervenções em espiritualidade, de forma que promovam maior resiliência nesta população e, consequentemente, melhores desfechos clínicos.

Palavras Chave

Espiritualidade; DAC

Área

ESPIRITUALIDADE E MEDICINA CARDIOVASCULAR

Categoria

Iniciação Científica

Autores

MATHEUS NAKAZATO TINOCO, PEDRO BASTOS DE MEDEIROS, LETÍCIA SILVA FLÔR DOS SANTOS, KELEN CAROLINA SILVA CRUZ , ISADORA DE SÁ RODRIGUES, JULIO CESAR TOLENTINO