Dados do Trabalho
Título
A espiritualidade como fator protetor para depressão em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada.
Resumo
Introdução: A literatura aponta a depressão como um fator de risco fundamental para o aumento da morbidade e mortalidade entre os indivíduos com insuficiência cardíaca descompensada. Evidências sugerem que a Espiritualidade pode atuar como fator protetor na população geral. A espiritualidade é um aspecto intrínseco da existência humana, abrangendo propósito de vida, significado e transcendência ou fé. Contudo, não há estudos que avaliem a relação do bem estar espiritual (BEE) e depressão em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada.
Objetivos: Avaliar a relação do BEE e depressão como fator protetor em indivíduos com Insuficiência cardíaca descompensada.
Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal, realizado em pacientes em Hospital privado no Sudeste. Foram incluídos pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca descompensada e maiores de 18 anos. Excluídos: Portadores de demência/esquizofrenia, delirium ou déficit cognitivo. O BEE foi analisado pelo FACIT-Sp (Functional Assessment of Chronic ILLness Therapy -Spiritual Well-Being), no qual quanto maior sua pontuação, maior BEE. Foi considerado episódio depressivo maior (EDM) a presença de > 5 critérios (cada sintoma com resposta 2 ou 3 no Patient Health Questionnaire-9 - PHQ-9), sendo pelo menos 1 destes o critério de humor deprimido ou anedonia. Quanto maior a pontuação no PQH-9, maior a gravidade do EDM. Com o SPSS 24®️, foi aplicado teste t, teste qui-quadrado e regressão linear. Os dados foram apresentados com seus respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) e calculadas as odds ratio (OR), considerando nível de significância de 5%.
Resultados: Foram incluídos 211 pacientes, 62,1% do sexo masculino, idade média de 72±15 anos. O valor médio do PHQ-9 foi de 9,2 pontos e o tempo de internação médio de 18 dias. A prevalência de Episódio de Depressão maior foi de 42,2%, sendo mais frequente no sexo feminino (p=0,022). Houve significativa associação entre bem estar espiritual como fator protetor para depressão (OR=-5,37; IC95%= -3,0755 - -7,6777; p<0,001). Além disso, foi evidenciado que quanto maior o bem estar espiritual, menor os sintomas de depressão (R= 0,469; R²= 0,22; p<0,001).
Discussão: Em pacientes com Insuficiência cardíaca descompensada, BEE atuou como fator de proteção contra depressão. Futuros estudos poderão avaliar se intervenções em espiritualidade poderão impactar diminuindo a depressão e, consequentemente, na prevenção de desfechos duros.
Palavras Chave
insuficiência cardíaca; Espiritualidade
Área
ESPIRITUALIDADE E MEDICINA CARDIOVASCULAR
Categoria
Iniciação Científica
Autores
PEDRO BASTOS DE MEDEIROS, MARIA DE FÁTIMA MARTINS GIl DIAS, ANDRÉ CASARSA MARQUES, ANDRÉ NAHOUM, FLÁVIO ANDRADE CAMACHO, ANDREA CARDOSO DE MATOS, MATHEUS NAKAZATO TINOCO, LETICIA SILVA FLOR DOS SANTOS, RENATA FRAUCHES MEDEIROS, GABRIELLA VIDAL GONÇALVES, JULIO CESAR TOLENTINO, SÉRGIO LUIZ SMIDT