Dados do Trabalho


Título

ATEROSCLEROSE EXPERIMENTAL EM ARTÉRIAS CARÓTIDAS E RENAIS DE COELHOS SUBMETIDOS À DIETA HIPERLIPIDÊMICA DE BAIXO CUSTO

Resumo

INTRODUÇÃO
Aterosclerose é o acúmulo de conteúdo gorduroso e/ou fibrótico na camada íntima arterial. Dentre os fatores de risco apontados há a dieta hiperlipídica, tabagismo, diabetes, hipertensão arterial e histórico familiar. No mundo, em 2020, 816 milhões de pessoas entre 30 e 79 anos apresentaram ateroma em Artérias Carótidas (AC). Estudos apontaram que a extensão do espessamento da íntima de AC extracranianas não está correlacionada à doença de Artérias Renais (AR).

OBJETIVOS
Avaliar a possível correlação entre a formação de ateromas em artéria de grande calibre, representadas pelas AC, com artérias de médio calibre, representadas pelas AR em coelhos submetidos à dieta hiperlipídica.

MÉTODOS
Doze coelhos machos da raça New Zealand, com 80 dias de vida, foram submetidos à dieta hiperlipídica preparada com gemas de ovos e ração própria para coelhos, por 15 semanas (105 dias), no biotério da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR). Foi realizada análise seriada de peso, lipidograma, perfil renal e eletrocardiograma. Ao final do estudo, seguindo protocolo de indução anestésica e eutanásia, segmentos das AC e AR foram obtidos para estudo anatomopatológico.

RESULTADOS
Após a dieta hiperlipídica, observou-se variação na média do ganho de peso (p<0,05) de 1.689 gramas ao início, a 3.518 gramas ao final do estudo, aumento médio de 85% no colesterol total (p<0,05), 54% dos triglicérides (p>0,05), 3,2% da albumina (p>0,05), 47% das proteínas totais (p>0,05) e 109% da globulina (p<0,05). A análise eletrocardiográfica ao final do estudo demonstrou que 66,6% dos animais apresentaram desvio de eixo elétrico para a direita e 50% intervalo QT aumentado. A anatomopatologia não demonstrou achados em AR, em contraste com média de 41,7% de acometimento de AC, com média de 17,5% de percentual de circunferência acometido, sendo o maior valor obtido de 80%, média de 15% de percentual de fibrose, com maior valor encontrado de 100% e 1,67mm2 de maior área de deposição lipídica.

CONCLUSÃO
A dieta hiperlipídica provocou aumento expressivo nos níveis médios de colesterol total, triglicérides, albumina e globulina, além das alterações cardíacas identificadas. Observou-se placa ateromatosa nas artérias carótidas de 5 dos 12 coelhos em detrimento das artérias renais, nas quais não houve formação alguma, de modo a questionar a patogênese da doença ateromatosa ser de dependência exclusiva de apenas um fator de risco, a dieta. Ademais, não se observou interdependência entre a formação de ateromas em AC com AR.

Palavras Chave

Aterosclerose; Dislipidemias; Doença das Arterias Carotidas

Arquivos

Área

ATEROSCLEROSE / FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES / PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR

Categoria

Pesquisador

Autores

LUIZ FERNANDO KUBRUSLY , BETINA DE MELO ILKIU, HENRIQUE MITSUO SANTOS MURAOKA, LUANA NAOMI MIYAWAKI, AMANDA AMARAL MANCINI, ARTHUR MIGUEL ALVES BENINCA, JÉSSICA DOS SANTOS PAIVA, ALLAN FERNANDO GIOVANINI, FERNANDO BURMUDEZ KUBRUSLY, TAIANE BELINATI KUBRUSLY